Illusion
Que a seguinte meditação seja lida e sentida lentamente
Eu e a minha somos ilusões E no entanto, todas as frases de relevância para nós contêm estas palavras.
Será que eu existo? Se eu existo? Eu existo?
Quando olho para mim mesmo reduzido à minha fisicalidade, reconheço um eu existente. Mas se eu tento olhar para trás do espelho mágico e concentrar minha atenção no mais íntimo, não consigo descobrir um "eu". Vejo então uma substância a partir da qual meu ser mais íntimo é criado - mas será que eu sou composto por esta substância?
A corporalidade é a casa, o templo da alma. É um veículo que faz viagens dentro da dimensão física experienciável. Em termos contemporâneos, nada mais do que um "fato de dados" através do qual podemos "perceber" as impressões sensoriais. Então, o corpo é forma - ele possui essência?
QUEM é aquele para quem existem estas sensações? Para "PARA QUEM" elas são destinadas? "QUEM" ou "O QUE" é aquele que as recebe? "O QUE" é o mais íntimo? Qual é a substância intrínseca do que nos faz experimentar que "SOMOS"?
Estarei sonhando com meu ser? Estou sonhando? Por "Quem"? POR "QUEM"? QUEM - SOU - EU ???
Não pode haver eternidade na transitoriedade. Não pode haver eternidade na eternidade. Não pode haver nada absoluto, e também não pode haver nada relativo. A percepção é baseada na imaginação e a imaginação se desvia ao vento da ilusão. A magia da cognição é inválida diante de toda ilusão. A ilusão não é nem mentira nem verdade, mas sem corpo. A ausência de essência não é nada mais que vazio. Por isso reconheço o mundo - vendo que ele não existe. Engano - a vida é um engano.
Mas se a "vida" é uma das inúmeras ilusões possíveis, existe uma verdade que dura? Existe uma verdade além de toda a transitoriedade? Meu ser pode emergir do oceano profundo de erros e ilusões?
Nada é VERDADEIRO. A VERDADE NÃO É VERDADEIRA. Tudo não é nada.